sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

GGOO News Edição 7

Depois de um longo tempo o tão esperado lançamento chegou.
A GGOO News agora em sua 7ª edição, apresenta um conteúdo imperdível! Confira:


* NUMB3R5 (Matéria capa):
A F1 adota o sistema de numeração fixa. Ela estaria se reinventando ou perdendo sua essência?

* O Retorno Da Martini:
A marca de bebidas italiana volta a F1 com a Williams. A GGOO relembra um pouco do passado da marca na categoria.

* Coluna (A Voz Da Arquibancada) - E quem ama o automobilismo?
Por Ricardo Lellis


Veja, leia, se divirta




Patinhos feios*

* Por Julianne Cerasoli


Com o lançamento dos primeiros carros da próxima temporada da Fórmula 1, faltaram adjetivos para descrever a, digamos, falta de estética dos novos bicos. Resultado de uma das diversas mudanças no regulamento, eles já foram chamados de dedo, antena, golfinho e até tamanduá. Nada muito elogioso. Há quem diga que os “rebentos” são daqueles que só as próprias mães acham bonitos. Maldades à parte, por que os carros ficaram assim?

Nos últimos dois anos, os bicos foram “abaixados” por questões de segurança, para evitar que os capacetes dos pilotos sejam atingidos em colisões frontais. As novas alterações, feitas em 2014, visam prevenir também outro tipo de acidente: quando um carro decola após tocar a roda traseira de quem vai à frente. Isso criou a necessidade de abaixar ainda mais os bicos.

Porém, as equipes chiaram quanto à extensão dessa mudança. Dependendo de como a nova regra fosse redigida, seria necessária uma revolução aerodinâmica que afetaria o carro inteiro. Afinal, o bico do carro é o primeiro contanto dele com o ar e influencia toda a aerodinâmica – especialmente o ar que passa por debaixo dele e alimenta o assoalho, além de afetar as suspensões. Portanto, “rebaixar” todo o bico geraria uma enorme despesa de tempo e dinheiro, ainda mais em um ano no qual os engenheiros já têm de lidar com muitas novidades com o novo motor turbo V6 e seus complicados sistemas híbridos. A solução para agradar os times e não esquecer a questão da segurança foi abaixar apenas a seção final do bico.

Mesmo assim, não há uma solução padrão para essa “ponta” rebaixada. Isso porque os engenheiros têm de trabalhar com comprometimentos nas áreas aerodinâmica e estrutural (cuja meta é passar pelos crash tests). Para quem cuida do fluxo de ar, o melhor é que o bico seja curto e arredondado. E quem cuida de estrutura quer um bico longo e fino. Por isso, temos visto algumas diferenças entre os modelos.

O resultado de tudo isso é que um bico perfeito para 2014 precisa ser o mais arqueado possível após a primeira seção, que é obrigatoriamente mais baixa devido às novas regras. Isso criou essa espécie de divisão que temos visto nos modelos, como se a primeira parte do bico simplesmente não combinasse com o resto.

Como os resultados têm sido horrendos, é possível que haja modificações nas regras, como ocorreu após a geração de carros com degraus nos bicos, de 2012. Mas isso só em 2015, pois, em meio a tantas alterações no regulamento técnico e a promessa de uma Fórmula 1 diferente do que vimos nos últimos anos, toda essa feiura promete ser o que vai chamar menos a atenção.

Conversa imaginária*

* Por Bruno Vicaria


E aí meu amigo, tudo bom?

Me desculpe. Faz parte da minha educação perguntar se está tudo bem mesmo sabendo que não está. Você podia pelo menos abrir o olho para o pessoal soltar uma notícia sua e todos se acalmarem. O mundo inteiro está nervoso e temendo o pior. Mas eu sinto que isso não vai acontecer.

Mas pelo que percebi o único jeito de conversar com você será desta forma. Por sintonia, telepatia e cartas imaginárias. Depois de um mês, confesso que já sinto falta de ver o seu queixo enorme e suas caretas, assim como aquelas roupas ridículas de "Sertanejo Made In Paraguai" repletas de lantejoulas.

Não sei se você chegou a ouvir de rabo de orelha que, quanto mais você dorme, mais você se ferra. E que você pode voltar como qualquer um, menos como Michael Schumacher. Você pode não conseguir falar, ou ouvir, ou ver, ou tudo ao mesmo tempo. Ou apenas ver. Você corre o risco de conversar apenas com os olhos. Ou não fazer nada.

Para quem gosta de liberdade, deve ser horrível viver preso e incomunicável dentro de uma "carcaça". E pior, com essa carcaça você voou alto e baixo, mas caiu forte também. E ainda mais você, que gosta de tudo: correr, esquiar, jogar bola... Agora, pensar e sonhar serão seus esportes favorito. Se não for, terá de ser. Mas acredito que você se adaptará tranquilamente.

Chega a ser curioso. Você é um cara que realizou quase todos os sonhos seus, meus e de milhões de pessoas, o que falta para você sonhar? Pensar tudo bem, é algo que fazemos quando nem percebemos, mas sonhar? Te conhecendo um pouco e vendo sua situação eu acredito que teu maior sonho era poder acordar e andar. E isso para você valeria mais que qualquer um dos seus sete títulos mundiais.

Aliás, acredito que este teu sonho, caso aconteça, será um sonho que fomentará sonhos de muitas pessoas com problemas iguais ou mais graves. E pensar que, para quem tem de tudo, uma coisa tão simples como virar a cabeça, ou mexer o braço, ou simplesmente dobrar o joelho possa valer mais que qualquer outra coisa.

Caso você não consiga se mexer, na pior das hipóteses, não fique triste e não pense que você será abandonado. Admiradores você tem aos montes, agora veremos quem gosta de você de verdade. Claro, tua família nunca vai te abandonar, não é à toa que você os escolheu (e Deus os escolheu) para ficar do lado. Passando por isso, você verá quem esteve do seu lado de verdade.

Do meu lado, você pode ter certeza que bateremos muitos papos ainda, mesmo que sejam imaginários. Vou te manter informado de tudo o que está acontecendo. E, na minha primeira oportunidade, seja na Suíça, na Alemanha ou na França, buscarei te fazer uma visita e te mandar energia positiva. Você pode não conseguir fazer mais nada, mas, se depender de mim, ninguém vai te esquecer.

Semana que vem a gente fala mais. Vou te contar o que anda acontecendo por aí. Acho que se eu levar a foto do novo Caterham você acorda rapidinho de tanto susto. Aliás, você me deu uma boa ideia! Vou imprimir as fotos de todos os carros e enviar aí para Grenoble. Vai que funciona?

Grande abraço, até mais. E vê se melhora.

PS1: Teu capacete e tuas luvas tão guardadinhas, mando uma foto deles em anexo.

REPLAY: WRC - RALLY DE MONTE CARLO, 2014


F1 TESTING 2014: JEREZ - DAY 1

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

domingo, 26 de janeiro de 2014