quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Recorde e adeus*

* Por Luis Fernando Ramos


Alguns falarão de uma temporada aborrecida. Outros lembrarão de uma temporada histórica. Sebastian Vettel não se importa. Seguindo sua filosofia de viver um evento de cada vez, ele desceu do carro após vencer o GP do Brasil em Interlagos pensando na comemoração que faria à noite. Depois, na volta para casa. Os dois recordes que igualou ontem - o de vitórias consecutivas na Fórmula 1 (nove) e o de vitórias numa mesma temporada (treze) - ele quer deixar para o futuro.

- Espero fazer muito festa para depois subir no avião bastante cansado. Para mim, um recorde é apenas um número que olharei quando tiver menos cabelo e for gordinho. E acho que não dá para comparar a marca de nove vitórias de Alberto Ascari. Era uma era diferente, nos anos 50 as corridas eram mais compridas e os carros quebravam mais facilmente - destacou o campeão.

Num ano em que quase não deu chances para os adversários na pista, Vettel teve a presença de espírito para deixar espaço para a despedida da F-1 de seu companheiro de equipe Mark Webber, dando ao australiano a prerrogativa de responder a primeira pergunta nas entrevistas feitas no pódio. Depois, pagou tributo ao colega.

- Uma pena que ele está voltando para casa logo depois da corrida, seria legal tomarmos umas no bar. Nem sempre tivemos a melhor relação, não adianta mentir, mas sempre nos respeitamos, trabalhamos duro para a equipe obter por sucesso. Acho que não há nenhum ressentimento entre a gente e lhe desejo o melhor para o futuro.

Webber estava visivelmente feliz em deixar a categoria com um pódio - onde inclusive chegou a escorregar e cair na empolgação de abrir a garrafa de champanhe.

- Não poderia ter sido melhor. Foi uma boa briga com pilotos de qualidade e isso me deixa muito feliz e orgulhoso. Minha carreira na Fórmula 1 foi agradável, muito além do que eu imaginava quando comecei ainda na Austrália. Saio daqui orgulhoso.

Fernando Alonso, terceiro colocado, também demonstrou satisfação em encerrar o ano com um terceiro lugar, seu primeiro pódio em seis corridas. Mas admitiu que teria cedido o lugar para Felipe Massa caso o brasileiro estivesse em quarto lugar no final, posição que chegou a ocupar no meio da prova.

- Qualquer um faria o mesmo, daria a posição com o mais prazer. Falamos isso antes da corrida. Uma pena o drive-through estranho que ele recebeu, tirando a oportunidade disso acontecer. Mas ele fez uma boa corrida e pode deixar a Ferrari de cabeça erguida.

Nenhum comentário: