terça-feira, 5 de novembro de 2013

Lágrimas e banho*

* Por Luis Fernando Ramos


Sebastian Vettel perdeu o controle. Não no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi, no qual foi perfeito e conseguiu mais uma vitória incontestável, com mais de 30 segundos de vantagem para o concorrente mais próximo, seu companheiro de equipe Mark Webber. A perda de comando ocorreu na coletiva de imprensa, quando confrontado com o recorde de sete vitórias consecutivas numa temporada, que havia igualado de seu ídolo da infância, Michael Schumacher.

- É um choque ouvir isso. Qualquer tipo de recorde que envolva Michael é algo que te mexe. As pessoas vêem sete corridas, mas não o desafio envolvido para acertar cada uma delas. É excepcional o fato de termos combinado tudo. Pit-stops, confiabilidade, tudo precisa se juntar. Os números não são importantes para mim mas, ao mesmo tempo, eles me deixam muito orgulhoso - falou o tetracampeão.

Foi uma vitória com sua marca registrada. Segundo no grid, Vettel largou bem para assumir a liderança antes mesmo da primeira curva. Depois, imprimiu um ritmo alucinante. Abriu 30 segundos de vantagem em trinta voltas e depois só administrou a vantagem até o final. Para Webber, o pole position, só restou conceder a derrota.

- Não acho que a largada tenha sido decisiva para meu resultado. Sebastian estava em outro nível. Obtive o resultado máximo mesmo se eu tivesse liderado depois do início. Ele estava rápido e muito forte aqui - reconheceu.

Vettel voltou a fazer “zerinhos” para celebrar seu triunfo. Escaldado pela multa de 25 mil Euros que recebeu pela mesma ação na Índia, ele está confiante que não será penalizado dessa vez.

- Tecnicamente, não fiz nada de errado pois levei o carro de volta ao parque fechado. Acho que cumpri as regras. Estava simplesmente feliz. Há uma espécie de “estádio” no traçado, há pessoas em toda a volta e acho que elas adoraram!

Na briga pelo vice-campeonato de Construtores, o dia foi bom para a Mercedes, que colocou Nico Rosberg no pódio em terceiro e, com Lewis Hamilton ainda em sétimo, abriu 334 pontos contra 323 da Ferrari. A Lotus foi prejudicada com o abandono prematuro de Kimi Raikkonen e está agora em quarto lugar com 297 pontos. Não que ele se importasse  com isso. Minutos depois de voltar aos boxes, colocou o chinelo e pegou o carro para deixar o circuito, numa cena insólita.

Nenhum comentário: