quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Fórmula Gonzo*

* Por Rodrigo Mattar


Reproduzo aqui acima um croqui já exibido pela Autosport em sua versão eletrônica nesta terça-feira. Esta deve ser a tendência do desenho da seção dianteira dos Fórmula 1 em 2014.

Sob a desculpa de melhorar o fluxo de ar sob o chassi, as equipes deverão optar por esta horrorosa solução, que mais lembra o nariz do Gonzo, lendária personagem de Os Muppets. A parte estética dos carros da categoria máxima, já comprometida nos últimos anos por conta do bico com degrau, sofre novamente mais uma alteração que promete dar o que falar.

Embora nem todas as equipes estejam inclinadas a adotar esse desenho, parece que será a solução a se adotar para 2014. A FIA exige testes de impacto frontal nos carros de Fórmula 1 e primeiro verificar-se-á a eficácia de segurança destes bicos “gonzo” para que possam realmente ser uma ‘tendência’.

Adrian Newey, desenhista da Red Bull e Sam Michael, diretor técnico da McLaren, já admitem que os carros serão “feios”.

“O nariz baixo dos carros não é um problema”, esclareceu Michael à Autosport. “O problema está em como serão os resultados nos testes de impacto e se as equipes vão adotar esse nariz baixo como uma solução. Não é por causa da altura do chassi”, completou.

O regulamento prevê uma altura mínima de 525 mm para os chassis e um mínimo de altura de 185 mm para os bicos. Logo… muita coisa horrível pode pintar em 2014.

É a “Fórmula Gonzo”, senhoras e senhores.


Nenhum comentário: