quarta-feira, 15 de maio de 2013

Não há regulamento que salve o GP da Espanha*

* Por Bruno Vicaria



Quem acompanhou os momentos iniciais da corrida do último domingo em Barcelona até se ajeitou melhor no sofá. Os seis primeiros andando na mesma batida deixou todo mundo esperando uma emoção tão grande quanto a vista no Anhembi semana passada.

Contudo, foi apenas fogo de palha. O equilíbrio era artificial, imposto pelo ritmo baixo dos carros da Mercedes, que largaram na ponta. Passado a primeira bateria de pit stops, a coisa seguiu equilibrado por algumas voltinhas, até a Ferrari dar as suas cartadas, com Fernando Alonso em um dia especial e Felipe Massa andando muito. Falando nisso, me deu dó da Mercedes, principalmente de Lewis Hamilton na hora que ele lamentou ter sido ultrapassado pela Williams de Pastor Maldonado.

A partir de então, a única alteração importante foi Kimi Raikkonen se colocando entre as duas Ferrari e Vettel em quarto. Uma procissão de dar sono. Mas foi bom ver Massa no pódio após tanto tempo e com uma pilotagem consistente. Plasticamente, menos impressionante que Alonso por conta das ultrapassagens fantásticas do asturiano, mas, na prática, melhor (ele evoluiu seis posições; Alonso, cinco).

Contudo, foi uma prova interessante para o campeonato. Com uma vitória e três segundos lugares, Raikkonen está a apenas quatro pontos de Vettel (85 a 89), com Alonso um pouco atrás (72). Fechado um quarto do campeonato, a disputa está se desenhando entre os três, com Hamilton em quarto, sofrendo com a dificuldade da Mercedes em se dar bem com os pneus, Massa e Mark Webber completando os seis primeiros. A tendência é o brasileiro, se conservar as boas atuações, conquistar um lugar no G4.

Agora temos de preparar nossos corações. No fim de maio será especial para todo fã de automobilismo: no dia 26, acontecem as duas maiores corridas do automobilismo, o GP de Mônaco e as 500 Milhas de Indianapolis. Será de arrepiar. Antes disso, no dia 19, temos a Stock Car em Salvador. Será de arrepiar.

Nenhum comentário: