terça-feira, 19 de março de 2013

Finntastic!


Amigos leitores, amantes do automobilismo, a F1 romântica não existe há um bom tempo, mas a nova F1 é composta de politicagem até o pescoço. O esquemão Ferrari de gerir pilotos e crises parece que se alastrou para as demais equipes e poucos pilotos tem coragem (para não dizer colhões) para proferir uma ou outra frase de maior impacto como “nada mal para um segundo piloto” de Mark Webber em 2010, e que eu me lembre, só.

Só... até 2012 quando uma figura tida como ranzinza, fria e sem graça retorna a F1. Kimi era considerado como um dos pilotos mais inexpressivos da categoria. Não sorria, não tinha reações, não tinha tato com as pessoas, e o que os outros chamavam de antipatia, eu chamo de autenticidade. Afinal, não há nada de mais autêntico do que chupar um sorvete em plena expectativa de retorno da corrida no GP da Malásia, e o ápice foi o “Leave me alone, I know what I have to do” frase épica e que em tempos de F1 moderna, é impronunciável.

Raikkonen é uma daquelas pessoas que confia em seu taco, tanto que se não retornasse a F1 seria mais um ex-campeão. Mas ele está de volta e, acredite, o ser antipático e sem sal se tornou a maior atração da categoria em 2012. Ele roubou a cena, dentro e fora das pistas, dentro prova que a cada dia está melhor, ainda mais frio e calculista e dirigindo como nunca, fora, não mudou absolutamente nada, na verdade apenas uma coisa mudou, a equipe e a maneira como a equipe lida com seu piloto e com seus feitos “autênticos”.

Não sei como seria se os polidos Alonso, Massa ou Hamilton falasse isso ao seu mecânico, o gentleman Button certamente não falaria. Mas a Lotus deu uma demonstração de como o jeitão Raikkonen de ser pode ser tão bem aproveitado para a mídia. A equipe não é a Ferrari ou a McLaren que lida com mãos-de-ferro com os seus pilotos, e até a Red Bull não faz mais as peripécias de começo de categoria, ficou burocrática e relativamente sem sal. Lembro-me dos engraçados Redbulletins que animavam os paddocks e agora a descontração e quebra de gelo (sem nenhum tipo de associação) vem da Lotus e, principalmente, dele, o sisudo, mal-humorado, no smile, Kimi Raikkonen.

Portanto, amigos leitores, nada como conseguir ver oportunidade quando todos veem dificuldade. Afinal, uma hora você pode ver sapo, mas é só virar um pouquinho a cabeça, que pode ver cavalo.

E.T. Raikkonen fez uma corrida fantástica e Massa comprovou a boa fase, andando no ritmo esperado por um piloto Ferrari.
E.T.2 A McLaren sumiu.
E.T.3 A Marussia fez um carro justo pela primeira vez.
E.T.4 A Malásia é logo ali!

Um comentário:

Igor * @fizomeu disse...

Seja bem-vindo de volta, nobre ICE!!! topa um café cheio de açucar na fila??? huahua...