sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O adeus de Haug*

* Por Rodrigo Mattar


Uma personagem importante dos bastidores do automobilismo mundial se retira de suas funções no fim deste ano. O alemão Norbert Haug, de 60 anos, jornalista de formação e diretor da divisão de Motorsport da Mercedes-Benz, teve seu contrato rescindido em comum acordo entre o dirigente e o Conselho Administrativo da montadora.

Nas últimas duas décadas, desde 1990, Norbert Haug foi a cara da Mercedes no automobilismo internacional, quer fosse no DTM ou na Fórmula 1, passando pela Champ Car e pela Fórmula 3, categorias onde os alemães também deixaram sua marca. Sem esquecer o Mundial de Esporte-Protótipos (Grupo C), onde Haug descobriu uma joia rara chamada Michael Schumacher.

Sob sua direção, a Mercedes-Benz conseguiu 32 títulos só no DTM e 87 vitórias na Fórmula 1. Em números gerais, Haug é o responsável para a marca por 439 triunfos em 935 corridas disputadas – um respeitável percentual de 45,4%.

“Norbert Haug foi o rosto do programa de competições da Mercedes por mais de 20 anos. Para mim, ele deixou sua marca e, como destaque, foi responsável pelo retorno bem sucedido das Flechas de Prata à F1. Em nome do Conselho e da família Mercedes, gostaria de agradecer a Norbert por sua extraordinária dedicação à estrela de três pontas”, afirma Dieter Zetsche, presidente da Mercedes.

“Gostaria de agradecer à melhor empresa de carros do mundo por esses 22 anos, em que não houve um único momento sem paixão da minha parte. Particularmente, queria também agradecer ao Conselho pela confiança e liberdade que eles sempre me deram em todas as minhas atividades”, diz Haug, no comunicado em que foi anunciada sua saída da montadora.

Nenhum comentário: