quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Um recorde inglório*

* Por Luis Fernando Ramos



O esporte pode ser maquiavelicamente irônico. Justamente numa corrida em que não tinha o que comemorar, a McLaren se tornou a equipe a pontuar por mais GPs consecutivos na história da Fórmula 1. São 56, ou desde o GP do Bahrein de 2010, a corrida que abriu aquela temporada. O recorde pertencia a Ferrari, que pontuou 55 vezes em série, entre os GPs da Malásia de 1999 e o de 2003.

A ironia está no fato do recorde ter vindo numa corrida em que o time tinha tudo para vencer. Lewis Hamilton voou baixo ao longo de todo o final de semana, fez uma pole position assombrosa e liderava a parte inicial da corrida com uma certa folga quando um problema na bomba de combustível cortou o motor de seu carro.

Qualquer quebra irrita um piloto, mas quando se está liderando uma corrida é ainda pior. E é a segunda vez que isso acontece com Hamilton neste ano: houve também o problema com o câmbio que lhe tirou uma vitória praticamente certa em Cingapura.

Se é contraditório que este recorde de pontuação consecutiva ser efetivado com um carro que deu tantos problemas mecânicos, é ainda mais curioso o fato dele ocorrer num período em que a McLaren não ganhou nenhum título. Foram 16 vitórias nestas 56 corridas. A Ferrari ganhou sete títulos mundiais e 35 corridas no período em que registrou seu recorde de 55 provas. No caso dos prateados, a ótima consistência não veio acompanhada de uma velocidade superior aos demais.

Alguns recordes são mesmos curiosos.


Nenhum comentário: