quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Chance maior é de o campeonato acabar no Brasil*


* Por Lívio Oricchio

A corrida espetacular de Sebastian Vettel, da Red Bull, no GP de Abu Dabi, o deixa numa boa condição para conquistar o tricampeonato nas duas etapas que restam do calendário, o GP dos EUA, dia 18, e do Brasil, 25. Vettel largou dos boxes e chegou ao pódio, em terceiro.

Mas apesar de Fernando Alonso, da Ferrari, segundo colocado ontem, ter reduzido pouco a diferença entre ambos, de 13 para 10 pontos, não está tão simples para o piloto da Red Bull definir a Mundial em Austin, em duas semanas. A probabilidade maior é que Interlagos assista, de novo, à luta final pelo título.

Para Vettel ser campeão no GP dos EUA será necessário se classificar no pódio de novo, primeira condição. Se for quarto colocado, mesmo que Alonso não marque pontos, o campeonato não acaba. É bem verdade que nesse caso o espanhol da Ferrari teria apenas chances matemáticas de obter o terceiro título, depois, em Interlagos.

Vettel, com o quarto lugar em Austin, somaria 12 pontos aos atuais 255 e ficaria com 267. Alonso, fora da zona dos pontos, permaneceria com seus 245. A diferença entre ambos seria de 22 pontos e no GP do Brasil haveria em jogo 25. Mas bastaria para Vettel os 4 pontos do oitavo lugar em São Paulo, o que o elevaria para 271, para garantir a conquista. Se Alonso vencesse, acrescentaria 25 aos 245 e atingiria 270, um a menos.

Em resumo, um quarto lugar do piloto da Ferrari no GP dos EUA já adia a decisão para o GP do Brasil, independentemente do que fizer Vettel.

No caso provável de Vettel terminar entre os três primeiros, chegar ao pódio, em Austin, já que nas cinco últimas provas venceu quatro e ontem foi terceiro, o que Alonso precisa para a competição não acabar?

Se Vettel vencer, Alonso tem de ser no mínimo quarto. O alemão somaria 25 aos 255, chegando a 280. Alonso, com os 12 pontos da quarta colocação, atingiria 257 (245 + 12). A diferença entre ambos subiria dos atuais 10 pontos para 23 e em Interlagos haveria 25 em jogo.

Se Vettel for segundo, Alonso deve se classificar no mínimo em oitavo. O piloto da Red Bull adicionaria 18 aos 255, ficando com 273, e Alonso, com os 4 do oitavo lugar, 249 (245+4). A diferença entre ambos seria de 24.

Se Vettel receber a bandeirada do GP dos EUA em terceiro, Alonso tem de ser no mínimo o décimo colocado e ganhar um ponto. O alemão da Red Bull viria para o GP do Brasil com 270 pontos, pois somaria 15 aos 255 de hoje, e Alonso, com 246 (245 + 1). A diferença entre ambos subiria dos 10 de agora para 24. Vale lembrar, ainda, que Vettel tem 5 vitórias diante de apenas 3 de Alonso, o primeiro critério de desempate.

Nenhum comentário: