sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A vida de Bruno Senna para 2013*

* Por Felipe Motta


Olá turma, beleza? Vamos falar um pouco sobre o futuro de Bruno Senna, que em Abu Dhabi teve um fim de semana muito difícil e ainda assim conseguiu terminar entre os dez primeiros com uma prova bastante sólida.

Já falamos aqui que o ano de Bruno não foi dos melhores, aliás como também não foi o de Pastor Maldonado. Apesar disso, a performance do venezuelano, ainda que repleta de erros, foi melhor que a do brasileiro, principalmente na comparação em classificação. A disparidade é enorme na hora de se posicionar no grid. Na pontuação temos 43 a 30 para Maldonado.

Quando cheguei em Abu Dhabi na quarta-feira ouvi as seguintes perguntas de colegas internacionais: “E aí, onde Bruno estará no ano que vem? Stock Car Brasil?”. Não foram dois ou três profissionais que me indagaram isso. Foram vários. O episódio reflete o pouco que Bruno impressionou de uma maneira geral.

No dia seguinte na pista eu fui atrás de algumas informações sobre seu futuro. Ficou claro que Senna ainda não foi informado que está fora da Williams, ainda que saiba que a briga é grande e que neste momento não é o favorito. Maldonado segue na frente e a equipe está dividida se quem deve ser o outro piloto é o brasileiro ou o finlandês Valtteri Bottas. A discussão entre os dois envolve a cúpula da equipe, com Frank Williams pendendo para um lado (Senna) e Toto Wolff para o outro (Bottas).

Ainda na quinta, só que durante o jantar, o piloto foi novamente o assunto de nossa discussão. A questão básica era: ok, Bruno pode não estar mostrando muita velocidade, mas ele é um pacote interessante, agora com boa experiência e muita grana de patrocinadores. Em Abu Dhabi, ouvi que seus parceiros estão muito satisfeitos e que devem continuar com ele em 2013. O brasileiro é excelente para os patrocinadores, pois apresenta três características importantes aos clientes: profissionalismo, excelente nível cultural e retorno de mídia.

Se de fato isso acontecer, o brasileiro terá algo próximo a 20 milhões para levar à sua equipe. E a pergunta que fica é: quem não está precisando disso?

Com essa base é difícil imaginar, ainda que seja possível, Bruno Senna sobrar no grid do próximo ano. Se ele estivesse competindo com Fernando Alonso, Sebastian Vettel ou Lewis Hamilton seria uma outra história. Mas quem está sobrando? Alguersuari, Buemi e Sutil? Ok, eles podem ser um pouco melhor ou um pouco pior, mas numa situação dessas a equipe quer ter o dinheiro como critério de desempate. E o valor que Bruno tem é muito alto.

Neste momento as chances de Bruno Senna sair da Williams existem e não são pequenas. Toto Wolff hoje mesmo elogiou muito Pastor e disse que Bruno está tendo um ano ok. Além disso, “temos uma perspectiva de longo termo com Bottas, que é considerado o new kid on the block”. Dá para ler nas entrelinhas o que ele pensa! Mas ainda há mercado além da Williams, no caso, a Force India.

O que acham que deve acontecer com Bruno Senna em 2013?

Nenhum comentário: