terça-feira, 21 de agosto de 2012

JACKIE STEWART: TUDO POR UMA F1 MAIS SEGURA*

* Red Bull


Jackie Stewart tem um histórico notável e até hoje é considerado um dos pilotos mais bem sucedidos e influentes.


Ele começou sua carreira na BRM, em 1965. Em 1968, migrou para a Matra – e, um ano depois, conquistou seu primeiro título mundial. Em 1970 foi para a Tyrrell, onde conquistou mais dois títulos mundiais. No total, Jackie Stewart obteve 27 vitórias na Fórmula 1.

Mas por mais que esses feitos sejam marcantes e importantes, Stewart entrou para a história depois de sofrer um grave acidente em uma de suas corridas.

Calma. Em 1966, no Grande Prêmio da Bélgica, uma chuva muito forte caía. Logo na primeira volta, Stewart girou e caiu em uma vala, ficando preso dentro do carro com seu macacão coberto de gasolina. Jackie escapou somente com uma clavícula quebrada, mas depois desse acontecimento ele resolveu que só correria novamente se fosse com mais segurança.

Para muitos, na época, a Fórmula 1 só tinha graça por ser um esporte perigoso, que desafiava os competidores e era sempre emocionante. Stewart não desistiu de tentar mudar as regras.

Uma das coisas que ele pleiteou foi o uso do capacete fechado por todos os pilotos. Outras foram o macacão corta-chamas e o cinto de segurança dentro do veículo. Os requisitos básicos de segurança usados hoje na F1, só isso.

Mesmo que ele não tenha aproveitado os resultados de sua luta, não se pode negar a importância de Jackie Stewart para a segurança da Fórmula 1.

Nenhum comentário: