quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Indy: hora da verdade*

* Por Teo José


Está chegando a hora da verdade no campeonato 2012 da Fórmula Indy. No próximo domingo, dia 26, acontece no circuito Infineon Raceway, em Sonoma, na Califórnia, a primeiras das três etapas que restam para a definição da temporada. Nesta reta final da competição, 159 pontos estão em jogo (53 a cada prova). Matematicamente podemos dizer que nada menos do que quinze pilotos ainda têm chances e sonham em conquistar a taça.

Mas, no rigor da prática, pelo momento e pela condição de suas equipes, somente os quatro primeiros na tabela podem mesmo brigar pelo título. São eles: Will Power - Penske (379 pontos); Ryan Hunter-Reay - Andretti Autosport (374);  Hélio Castroneves - Penske (353); e Scott Dixon - Ganassi (351).

As estatísticas da categoria em Sonoma, nos últimos sete anos, sugerem uma pequena vantagem para Power. O australiano venceu as duas últimas corridas por lá. Castroneves ganhou na pista em 2008 e Dixon venceu em 2007.  Hunter-Reay tem como melhor resultado uma 8ª posição.

Destes quatro postulantes ao título, somente Scott Dixon já conseguiu conquistar o campeonato. E por duas vezes: 2003 e 2008.

Nenhum comentário: