sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ao pai, com carinho*

* Por Rodrigo Mattar


Hoje, nosso tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet completa 60 anos muito bem vividos. E neste fim de semana, Nelson Ângelo Piquet disputa em Michigan uma corrida de 200 milhas da Camping World Truck Series. A quilômetros de distância do pai, o filho o homenageia com uma sacada genial.

Com uma pintura nova em seu capacte, Nelsinho homenageia Nelsão que corria escondido da família com o sobrenome Piket, grafado com K, porque o avô do piloto da Nascar, o dr. Estácio Souto Maior, ministro da saúde no governo de João Goulart, não aprovava a opção de Nelson pai pelo automobilismo.


Quando “Piket” já despontava como uma promessa da Fórmula Super Vê em 1974, o dr. Estácio faleceu em meio aos treinos para a 3ª rodada do Brasileiro, em Interlagos. Daí em diante, Piquet não precisou mais esconder o sobrenome e o resto, meus amigos, todo mundo já sabe.

“Sei muito bem que o melhor presente de 60 anos que posso dar para ele é a vitória. Mas acho importante contar para os fãs da Nascar a história do PIKET e ao mesmo tempo lembrar os torcedores brasileiros dos primeiros capítulos da trajetória dele nas pistas”, diz Nelsinho, nono colocado no campeonato da Nascar Truck Series, com 345 pontos.

Não é a primeira vez em que ele homenageia o pai em 2012. Em fins de março, a caçamba de sua picape carregava um desenho do antigo traçado urbano de Long Beach, onde Piquet venceu sua primeira corrida na Fórmula 1 em 30 de março de 1980. E pode vir mais por aí, até porque neste ano chegamos ao jubileu de prata do tricampeonato do Nelsão, comemorado em 1987.

A foto abaixo mostra como era antigo o capacete de Nelson “Piket” no início de sua vitoriosa carreira. Tudo enviado pelo Luís Ferrari, assessor de imprensa do Nelsinho.

Nenhum comentário: