segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vencer para esquecer*

* Por Luis Fernando Ramos


O choro de Fernando Alonso no pódio do circuito de Valência foi compartilhado por muitos torcedores presentes nas arquibancadas. O primeiro triunfo do espanhol na cidade foi marcado pela emoção e teve direito à saudação com a bandeira do país depois da linha de chegada, com o piloto de pé no carro da Ferrari, numa verdadeira apoteose.

O triunfo veio de forma inesperada. No início da corrida, enquanto Alonso disputava posições no pelotão intermediário depois de largar em 11º, Sebastian Vettel abria uma larga vantagem na liderança. Mas um safety car na 29ª volta para limpar detritos na pista mudou a história da corrida.

A intervenção caiu como uma luva para Alonso. Quase todos os pilotos aproveitaram para ir aos boxes para uma última troca de pneus e o espanhol se deu bem, subindo para a terceira colocação. Ele ultrapassou Romain Grosjean na relargada e, metros depois, Vettel abandonou com um problema elétrico.

"Se repetíssemos essa corrida cem vezes, eu jamais ganharia. Foi tudo perfeito: fiz uma boa largada, ganhei posições nos boxes e na pista e alguns pilotos tiveram problemas", afirmou.

O momento de celebração com a torcida ganhou ainda mais emoção justamente pelo fato do carro da Ferrari ter tido um problema metros depois da chegada. Alonso parou na área de escape e subiu no carro para saudar os torcedores. Depois, chorou, destacando a alegria de ver a festa dos espanhóis num momento complicado do país.

"As emoções vividas hoje foram muito fortes. Estou muito feliz e orgulhoso de ser espanhol em momentos difíceis, na crise por que estamos passando, com muita gente que, pelas condições econômicas, não pode vir aos GPs. E quem vem ao GP dorme nos carros, passa por dificuldades com um sol de 40ºC graus todos os dias para vê-lo passar por um segundo. Queríamos dar algo especial a eles, mas a vitória era algo impensável. Quando consegui, foi uma celebração e uma corrida muito emotiva para mim, na qual senti sensações muito fortes na volta de retorno aos boxes e no pódio. É a primeira vez que pego a bandeira da Espanha, e foi um pouco por isso. Para dar-lhes um voto de energia e de confiança para todo mundo neste país... somos espanhóis e seguiremos adiante".

O grande teste de qualidade do Mundial de 2012 aconteceu no circuito de Valência, historicamente conhecido por propiciar corridas muito monótonas. Esta foi uma das melhores da temporada - e certamente a mais cheia de confusões. Tanto que o resultado oficial só foi confirmado quase quatro horas depois da bandeira quadriculada, depois que todos os incidentes foram analisados e julgados.

O lance mais polêmico aconteceu entre Lewis Hamilton e Pastor Maldonado a duas voltas do final. O venezuelano tentou uma ultrapassagem, foi espremido para fora da pista e, na volta, acabeu batendo na McLaren do inglês e o eliminando da corrida. Recebeu um acréscimo de vinte segundos no tempo final de prova e acabou saindo da zona de pontuação por conta disso.

Kamui Kobayashi, Jean-Eric Vergne e Bruno Senna também sofreram punições por, na opinião dos comissários de prova, terem causados acidentes evitáveis - os dois primeiros perderão posições no grid da próxima corrida pois já haviam abandonado quando os respectivos incidentes foram julgados.

Os outros dois abandonos da prova foram justamente aqueles que abriram caminho para a vitória de Fernando Alonso, os de Sebastian Vettel e Romain Grosjean, ambos por problemas eletrônicos.

Todas essas confusões acabaram premiando também outros sobreviventes. Alonso subiu ao pódio ao lado de Kimi Raikkonen e Michael Schumacher - ambos ex-pilotos da Ferrari e campeões mundiais. Foi o primeiro pódio do alemão desde seu retorno à Fórmula 1.

"São momentos como esse que você desfruta e é maravilhoso estar de volta depois de tanto tempo. E subir ao pódio de uma maneira inesperada como essa te deixa ainda mais feliz".

Nenhum comentário: