segunda-feira, 28 de maio de 2012

Com um carro equilibrado, Massa é o mesmo de seus bons tempos*

* Por Lívio Oricchio


Carro. Essencialmente esse é o maior problema de Felipe Massa. A corrida de Mônaco ratificou o que sempre imaginei: Massa perdeu desempenho desde que passou a pilotar um carro com pouca aderência, desastroso para o seu estilo, independente da origem do desequilíbrio ser do chassi ou dos pneus. Nessa condição, o companheiro de equipe,o competente Fernando Alonso, se mostra bem mais eficiente.

Em Mônaco, a Ferrari F2012 surpreendentemente foi um carro equilibrado, veloz. Massa pôde frear quase dentro das curvas, virar o volante e ver a Ferrari responder, sem ter de digladiar. Quando tem de lutar com o carro, responde com bem menos capacidade de Alonso e entra numa espiral psicológica. Nessa condição, ao parar nos boxes, olha primeiro o tempo de Alonso para depois ver o seu. E pior: traz para dentro de si aquele inconformismo que acaba por alimentar o ciclo que o fará, ao voltar à pista, produzir ainda menos.

Em Mônaco, Massa sabia que estava rápido. E se eventualmente Alonso fosse algo melhor, seria na casa de um décimo, o que aceitaria, sem comprometer a sequência do seu trabalho. Sábado de manhã, como sempre faço, fui assistir à sessão de treino livre da pista. Não há lugar como Mônaco. Ficamos do lado do guardrail.Meus locais favoritos são a chicane na saída do túnel, a curva da Tabacaria e o S de alta da Piscina.

Massa era um dos mais rápidos, tanto com os pneus supermacios como com os macios. Para apresentar aquela velocidade tinha, necessariamente, de ter enorme autoconfiança, por passar a milímetros do guardrail.Possuía o carro nas mãos. Sua expressão era outra ao deixar o cockpit. No Q2, sábado, registrou o melhor tempo. Significativo.

Não hesito em acreditar que nos circuitos onde a Ferrari se mostrar eficiente como em Mônaco Massa será o mesmo piloto de desempenho bastante semelhante ao de Alonso, o que bem poucos são capazes.Não existe conspiração na Ferrari contra ele, não há diferenças, na maior parte das vezes, de equipamento e seu acidente, na Hungria, não deixou sequelas, como tantos
acreditam.

Quase tudo se resume a dispor de um carro em que seu estilo polido se encaixa perfeitamente e não se deixar levar pelos resultados quase sempre excelentes de Alonso.


2 comentários:

Rodrigo Cabral disse...

Carro e motor...nas mãos do Massa...supera obstáculos!
talento têm!
Falta mesmo é carro!

Gostei da corrida, torci muito...o asfalto Mônaco estava impecável para os carros...poucas trepidações que deram uma ótima corrida com um grau de velocidade média melhor que anos anteriores.
Valeu Massa!

Igor * @fizomeu disse...

será mesmo? culpar o carro é fácil...