sexta-feira, 13 de abril de 2012

FIA e FOM confirmam ida da Fórmula 1 para Bahrein*

* Por Lívio Oricchio

Primeiro foi Jean Todt, presidente da FIA, logo de manhã, aqui em Xangai, e depois Bernie Ecclestone, presidente da Formula One Management (FOM). Os dois se disseram satisfeitos com a segurança retratada por seus observadores em Manama, capital do Bahrein, e, portanto, o GP, já no próximo fim de semana, será realizado.

Isso quer dizer que segunda-feira todos os equipamentos serão transportados por quatro aviões Jumbo de Xangai para a nação árabe. Os profissionais da competição até quarta-feira da mesma forma vão estar nessa pequena ilha do Golfo Pérsico.

Tudo isso não quer dizer, necessariamente, que a corrida, quarta do calendário, será disputada. Ter pilotos, técnicos, carros em Manama é uma coisa. Outra é que nada ocorrerá e a competição se desenvolverá normalmente.

Pode ser inocência minha, mas diante do quadro que foi pintado, parecia e continua parecendo ser algo impensável levar a Fórmula 1 a um país em estado beligerante. Mas os homens que a FIA e a FOM escalaram para verificar as condições do Bahrein garantem que o clima se não é de tranquilidade ao menos não sugere ser proibitivo para os 3 mil integrantes do universo da Fórmula 1 se deslocar até lá. Tomara que seja mesmo assim.

Só para lembrar, os revoltosos enviaram textos aos dirigentes da Fórmula 1 ameaçando todos se a prova for realizada. E as manifestações de rua, contra o governo e a própria Fórmula 1 no país, hoje, contabilizam cerca de 50 mortes.

Os dirigentes das equipes expressaram satisfação, ontem, depois da reunião com Ecclestone para tratar do GP de Bahrein e disseram acreditar nas garantias que lhe foram dadas pelos organizadores do evento. Vamos ver.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei ! isso mesmo.

M.C.

Marcos - Blog da GGOO disse...

No$$a, tava tudo $e encaminhando para $er cancelada e$$a prova!
O que $erá que deve ter $e pa$$ado na cabeça do$ cartola$, hein $r. Ecle$tone??
E a$ equipe$, $e não queriam, pq aceitaram??
Depoi$s reclamam do$ de$mando$ do velhote Patinha$ da F-1!!
Nunca tem coragem para peita-lo...

Igor * @fizomeu disse...

$$$erá???