quarta-feira, 28 de setembro de 2011

KUBICA VOLTA EM 2012!

Um parecer médico garante que a pergunta sobre a possibilidade de retorno de Robert Kubica agora é coisa do passado. Segundo Riccardo Ceccarelli, médico que cuida da recuperação do polonês, ele estará pronto para disputar a temporada 2012 da F1, informa o site Grande Premio.

Apesar de o processo de reabilitação ainda requerer algumas fases até que o piloto volte a sentar em um carro de F1, Ceccarelli disse que já é possível afirmar quando Kubica poderá retornar — ainda que o prazo seja extenso. "Eu diria com certeza que Robert vai ser um piloto de F1 em 2012. Não posso dizer quando ele estará pronto, mas vai ser entre os meses de novembro e janeiro", disse.

Menos certeiro, o empresário de Robert, Daniele Morelli, declarou ao site 'Omnicorse' que o retorno do polonês às pistas é um fato. "Não podemos especificar uma data precisa para o retorno dele, porque trata-se da natureza tomando o seu caminho. Mas estamos otimistas, muito otimistas, e não acho que um atraso de algumas semanas possa afetar os planos. Uma coisa é certa: ele está voltando. O único problema agora é muscular."

Segundo Ceccarelli, que coordena a equipe de médicos responsável pelo caso de Kubica, os avanços na recuperação do piloto de 26 anos são nítidos. "Isso é ótimo, ainda que o processo de cura seja gradual. Robert sofreu lesões em dois dos três nervos, além de ter rompido tendões e músculos. E a sensibilidade voltou às pontas dos dedos", disse.

Apesar do otimismo, Kubica ainda tem diversos empecilhos até que volte a pilotar um carro — qualquer carro. "É verdade, Robert ainda está usando um fixador externo na sua perna, e não temos pressa para removê-lo. Quanto mais tempo, melhor; quanto mais tempo, melhor o resultado. Então, enquanto esperarmos pela melhora da mão e do cotovelo, não há pressa", falou o médico.

"Os músculos estão inativos há meses, então ele precisa recuperar tônus e força. Mas a grande questão — se ele voltaria a pilotar na F1 novamente — ficou para trás", encerrou.

Nenhum comentário: