terça-feira, 26 de abril de 2011

SP INDY 300: DICAS DE COMO FICARÁ O TRÂNSITO

Para garantir a acessibilidade do público, bem como a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Parque do Anhembi para a realização da São Paulo Indy 300 nos próximos dias 30/04 e 01/05, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), do Departamento de Transportes Públicos (DTP), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans), implantará uma operação especial de tráfego e transporte durante o final de semana do evento, que fecha a temporada 2011 de circuitos mistos da Fórmula Indy.

Foram colocados à venda 36,5 mil ingressos para a prova disputada em traçado urbano. Por isso, os órgãos responsáveis pela fluidez do tráfego na cidade de São Paulo recomendam expressamente que o torcedor deixe o carro em casa e vá para a corrida fazendo uso do transporte público - metrô, trem ou ônibus - ou táxi, para evitar transtornos e excesso de veículos nas imediações do Anhembi, na Zona Norte, bem como para a melhor fluidez do trânsito.

Para o atendimento ao público, a Secretaria Municipal de Transportes, por meio da SPTrans, disponibilizará quatro linhas expressas de ônibus partindo de miniterminais temporários implantados em locais como o Aeroporto de Congonhas, Expo Center Norte e terminais do Metrô Tietê e Barra Funda. As linhas seguirão direto ao local onde será realizada a corrida, sem paradas no percurso. Sessenta ônibus novos e acessíveis atenderão a estas linhas, partindo em intervalos entre cinco e dez minutos (confira neste texto os horários e locais das linhas).

A prova será realizada no circuito de rua na região do Parque Anhembi e as ações programadas pela CET incluem o bloqueio de vias como a Avenida Olavo Fontoura e um trecho da pista local da Marginal do Tietê no sentido Castello Branco - e que serão usadas como parte do traçado que abrigará a corrida -, bem como a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatelle, além de reforço no monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego das cercanias para garantir um acesso tranqüilo dos torcedores às arquibancadas e para o próprio trânsito da região.

No controle da região do Anhembi, serão mais de 700 funcionários envolvidos - entre técnicos da Central de Operações e operadores de tráfego - além de 80 viaturas e do apoio de guinchos e motos. A sinalização será feita com 2.400 cavaletes, 200 cones e 100 rolos de fita zebrada. As vias no entorno do Parque serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.


BLOQUEIOS OPERACIONAIS

Como o circuito que abrigará a etapa de abertura do campeonato da Fórmula Indy será exclusivamente de rua - em um total de 4.180 metros (e 11 curvas) -, a CET realizará o bloqueio ao tráfego das 22 horas da sexta-feira anterior à corrida, no dia 12 de março, até às 5 horas da manhã da segunda-feira posterior à prova, no dia 15, para facilitar o trabalho de desmontagem das estruturas.

Os bloqueios serão aplicados às seguintes vias:

- Pista local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde;
- Marginal Tietê, transposição da pista local para a pista expressa;
- Avenida Olavo Fontoura, em ambos os sentidos, entre a Praça Campo de Bagatelle e a Rua Alfonso Reinaldo Gallucci. Neste trecho será permitido somente o acesso de pedestres e de veículos de prestadores de serviço de transporte ao avento;
- Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos os sentidos;
- Rua Brazelisa Alves de Carvalho;
- Rua Professor Luciano Prata;
- Rua Anita Malfatti;
- Rua Doutor Melo Nogueira;
- Rua Marambaia;
- Rua Hermenegildo C. de Almeida;
- Rua Alfonso Reinaldo Gallucci;
- Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a Rua Massinet Sorcinelli e a Avenida Santos Dumont;
- Rua Massinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e a Rua Marechal Leitão de Carvalho;
- Avenida Olavo Fontoura x Praça Campo de Bagatelle;
- Avenida Olavo Fontoura x Rua Brazelisa Alves de Carvalho;
- Avenida Braz Leme x Rua Doutor Melo Nogueira;
- Rua Hermenegildo C. de Almeida, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e Avenida Brás Leme.

CAMINHOS ALTERNATIVOS

- Pista local da Marginal Tietê: a opção de desvio será pela pista expressa da Marginal Tietê;
- Avenida Olavo Fontoura: a opção de desvio será pela Avenida Braz Leme e/ou pela pista expressa da Marginal do Tietê.

TRANSPORTE PÚBLICO

LINHAS ESPECIAIS:

Abaixo, confira os horários de funcionamento e os pontos de embarque:

Miniterminais (Operação Entrada):
Expo Center Norte, Terminal Barra Funda, Terminal Tietê:
SÁBADO, das 6h às 15 horas;
DOMINGO, das 6h às 13 horas;
Expresso Aeroporto (Congonhas):
SÁBADO, das 7h às 15 horas;
DOMINGO, das 6h às 12h30.

Miniterminais (Operação Saída):
Entorno do Circuito, nos miniterminais da Rua Olavo Fontoura, com destino aos bolsões Expo Center Norte, Terminal Barra Funda, Terminal Tietê e Expresso Aeroporto:
SÁBADO, das 10h às 19 horas;
DOMINGO, das 10h às 19h30.

LINHAS REGULARES:

As linhas regulares de ônibus que circulam pela Avenida Olavo Fontoura e região do circuito terão o itinerário alterado tanto no sábado (30/04) como no domingo (01/05). Os novos trajetos já podem ser consultados no site da SPTrans - www.sptrans.com.br.

BOLSÕES PARA TRANSPORTE PÚBLICO

ÔNIBUS FRETADOS
Será ativada área de estacionamento pago para ônibus fretados da FUPE - Federação Universitária Paulista de Esportes - na Avenida Otto Baumgart e na Avenida do Estado, entre a Marginal Tietê e a Avenida Santos Dumont.

BOLSÕES PARA TÁXI

Chegada ao evento: O desembarque deverá ser realizado preferencialmente na Avenida Brazelisa Alves de Carvalho, que apresenta o menor trajeto até os portões de acesso ao evento. Serão criados dois bolsões para estacionamento de táxis, o primeiro na Praça Campo de Bagatelle x Avenida Olavo Fontoura, e o segundo na Rua Anita Malfati x Avenida Olavo Fontoura.

Saída do evento: Para a Operação Saída, serão credenciados 2 mil táxis que serão distribuídos em dois pontos. Um na Rua Anita Malfatti x Avenida Olavo Fontoura, e outro na Praça Campo de Bagatelle, junto à Avenida Olavo Fontoura, com coordenação do Departamento de Transporte Público - DTP.

METRÔ E TREM

As estações Tietê e Barra Funda terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo a integração entre os terminais e o local da corrida.

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E MOBILIDADE REDUZIDA

Deverão estacionar seus veículos nos miniterminais, onde a SPTrans disponibilizará serviço especial de transporte do serviço Atende até o Circuito, nos seguintes locais e horários:

Sábado - a partir das 6 horas:
Miniterminal Expo Center Norte
Miniterminal Terminal Barra Funda
Miniterminal Terminal Tietê
Sábado - a partir das 7 horas:
Miniterminal Aeroporto de Congonhas

Domingo - a partir das 6 horas:
Miniterminal Expo Center Norte
Miniterminal Terminal Barra Funda
Miniterminal Terminal Tietê
Domingo - a partir das 7 horas:
Miniterminal Aeroporto de Congonhas

RECOMENDAÇÕES AO PÚBLICO

- Se possível, deixar o carro em casa e usar, preferencialmente, o transporte público (ônibus, metrô e trem), já que não haverá bolsões de estacionamento e as vias próximas ao local do evento estarão bloqueadas ou com estacionamento proibido;
- Procurar conhecer antes o melhor itinerário para o Parque Anhembi;
- Respeitar rigorosamente a sinalização e as regras de trânsito (a não obediência acarretará em multa);
- Não estacionar os veículos sobre as calçadas, canteiros centrais e guias rebaixadas;
- O tráfego de caminhões deve ser evitado entre os dias 28 de abril e 01 de maio nas proximidades do Sambódromo;
- Ao parar o veículo para pedir informação, evitar interromper o fluxo do trânsito.

Nenhum comentário: