sexta-feira, 27 de agosto de 2010

RUBENS 300: A OPINIÃO DE LÍVIO ORICCHIO

Encontros como o de ontem à noite no motorhome da Williams, no circuito Spa-Francorchamps, são muito raros na Fórmula 1. Bernie Ecclestone, promotor do Mundial, todos os pilotos, exceto Michael Schumacher, e os principais diretores das equipes juntos e felizes. Motivo: participar da cerimônia organizada pela Williams para celebrar no GP da Bélgica o 300.º GP de Rubens Barrichello, recorde absoluto na história. Os treinos livres começam hoje.

Antes do encontro, Rubinho conversou com exclusividade com o Estado. “Nos últimos dias, em São Paulo, passei a acordar de madrugada para me adaptar ao fuso horário aqui da Europa. Minha mulher me viu descer às 4 horas para a academia do prédio e li nos seus olhos a pergunta: que diabo de paixão esse homem tem por carro de corrida?”

Como se não bastasse, aos 38 anos, 18 de Fórmula 1, regressou para seu apartamento, às 5h30, e deu sequência ao que mais gosta de fazer, manter contato com o mundo do automobilismo. “Passei as minhas corridas de fita de vídeo cassete para DVD e assisti às minhas provas de Fórmula Ford, Fórmula Opel, Fórmula 3 enquanto todos dormiam ainda”, disse, rindo.

Frank Williams, proprietário de seu time atual, Ross Brawn, da escuderia do ano passado e diretor técnico nos seus seis anos de Ferrari, disseram a mesma coisa no vídeo apresentado ontem na cerimônia: “Um dos melhores pilotos com quem já trabalhei.” Rubinho comentou pouco antes a razão de estar ainda em alta, contra o que a história da Fórmula 1 mostra de um veteraníssimo. “Paixão, é simples.”

Falou mais: “Nunca corri por dinheiro. Quando chorei no pódio, na Alemanha, foi porque me lembrei do meu pai vender o carro para eu poder continuar competindo de kart em 1987.” Hoje, rico, ainda se mostra estimulado como nunca, como lembra Nick Fry, diretor da Mercedes, ex-Brawn. “É o que mais me impressiona em Rubens. Um homem muito bem sucedido financeiramente, mas com gana impressionante de Fórmula 1.”

Rubinho vai continuar na Williams em 2011. “Não atingi o meu auge, ainda. O sonho é ser campeão e trabalho para isso.” Expõe um lado místico ao abordar a relação com o pai, presente na cerimônia, ontem. “Temos o mesmo nome, nascemos no mesmo dia, em horário semelhante, na mesma cidade. Estudei astrologia e numerologia para tentar entender.”

O pai é o seu exemplo. “Quantas vezes não o vi junto com meu avô, já com idade, e meu tio carregando caminhão de areia e pedra.” Esse esforço todo, lembra, foi o que o permitiu seguir a carreira. A família possuía uma casa de material de construção em frente ao portão 7 de Interlagos. “Quando vejo esses pilotos jovens começando a vida com mil profissionais atrás deles…”

Ser brasileiro é um dos seus maiores orgulhos. Rubinho diz ter uma dívida de gratidão com o Brasil, apesar de ser para parte da torcida motivo de gozação. “Aqui em Spa o meu capacete e o meu macacão têm a bandeira do Brasil estilizada.” Os novos meios de comunicação o ajudaram a reverter porção importante da imagem desgastada com os brasileiros. “O Tweeter me aproximou dos torcedores. A maior parte dos meus fãs ou é jovem ou já tem alguma idade.”

Não há prazo para parar de correr. “O dia que eu me sentir lento. Mas penso que está longe.” Sua forma controlada de gastar dinheiro o permite projetar uma vida tranquila. “Nunca sonhei em ser rico. Por isso sou conservador. Tenho uma irmã que é competentíssima para cuidar dos meus investimentos.” As dificuldades experimentadas na vida, explica, o ensinou a não fazer nenhuma loucura. “Prefiro os 6% de sempre, o garantido, o preto no branco.”