quarta-feira, 23 de junho de 2010

A VOLTA DOS 107%

O Conselho Mundial do Esporte a Motor anunciou o retorno da regra dos 107% para as sessões classificatórias da próxima temporada da Fórmula 1, informa a revista RACING.

O limite foi introduzido em 1996 para evitar que carros muito mais lentos – como os da equipe Forti, na época – participassem das corridas. O regulamento foi alterado para a temporada de 2003, com a introdução da volta única para a classificação.

Mas os carros voltaram a andar livremente nos treinos e, com a chegada de três novas equipes, a diferença de desempenho voltou a aparecer. Por isso, a FIA adotará novamente o limite para 2011.

“A partir da próxima temporada, qualquer piloto que exceder o limite de 107% do tempo mais rápido no Q1 não poderá participar da corrida. Em circunstâncias excepcionais, no entanto, os comissários podem permitir que esse carro alinhe no grid. Se mais de um piloto ficar nessa situação, as posições de largada serão definidas pelos comissários”, afirmou a entidade em um comunicado.

2 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

sou contra essa regra... adoro as equipes nanicas (exceto a lotus-fake)... e parabéns ao blog por ter afirmado que a pirelli seria a escolhida para os pneus em 2011, bem antes da confirmação oficial!!!

Igor * @fizomeu disse...

achei o post, é do dia 25/05: http://blogdaggoo.blogspot.com/2010/05/f1-pirelli-e-escolhida.html