segunda-feira, 28 de junho de 2010

RUBENS ULTRAPASSA SENNA!

O GP da Europa de F-1 sempre foi de boas lembranças para Rubens Barrichello, informa o site TAZIO.

O primeiro, em 1993, revelou o brasileiro para o mundo debaixo de chuva, quando andou em quarto até abandonar com problemas no fraco carro da Jordan. Seis anos depois, ajudou a Stewart a vencer sua primeira corrida com Johnny Herbert.

Já em 2002, ganhou pela primeira vez naquela temporada justamente no GP da Europa, somando a vitória número 100 no ano passado. Neste domingo, obteve seu melhor resultado do ano, mas o quarto lugar representou muito mais que parece.

Com os 12 pontos (resultado da renovação da pontuação, onde os dez pilotos pontuam), Rubinho ultrapassou Ayrton Senna e se tornou o quarto maior pontuador de todos os tempos. O brasileiro passou a ter 626, contra 614 do tricampeão.

Curiosamente, até a largada do GP da Europa, ambos estavam empatados. No entanto, vale destacar que, tanto Barrichello quanto Senna enfrentaram mudanças na pontuação em suas carreiras. No caso do tricampeão, uma alteração bem menor: em 1990, os seis primeiros pontuaram, mas o vencedor passou a ter 10 pontos, contra os originais nove.

Já Barrichello pegou esta pontuação revisada da época de Senna e enfrentou outras duas mudanças: a primeira, em 2003, quando os oito primeiros passaram a pontuar, e, neste ano, a nova alteração, com o vencedor levando 25 e os dez primeiros levando pontos para casa.

Mas, mesmo assim, a média de Senna é bem superior à de Barrichello. O tricampeão possui uma média estabelecida de 3,81 pontos por prova, após disputar 161 GPs, enquanto Rubinho, a sete provas de completar 300 GPs, possui a média de 2,13.

Com a "ultrapasagem" em Senna, Barrichello fica atrás apenas do espanhol Fernando Alonso (673), do francês Alain Prost (798,5) e do heptacampeão Michael Schumacher (1403), todos campeões mundiais.


2 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

e da-lhe números.....

Igor * @fizomeu disse...

qdo li o título achei que era algum lance do rubinho pra cima do bruno na pista... com a pontuação autal perde-se toda a referência para esse tipo de estatística!!!