quinta-feira, 14 de agosto de 2008

HISTÓRIA: FITTIPALDI FD-04 76/77 - RESTAURADO

A empresa Dana, uma das patrocinadoras da única equipe brasileira da F-1, juntamente com os irmãos Fittipaldi, está resgatando a memória dos seus tempos áureos na categoria, restaurando os modelos que correram na época.
Quem passou pelo Campinas Shopping essa semana, teve a agradável surpresa de se deparar com um deles, o Fittipaldi FD-04, total, fiel e impecavelmente restaurado. E eu lógicamente, não pude perder essa.

Muito já foi dito sobre isso pelos especialistas, e aqui repito, foi uma pena os brasileiros não terem dado valor a esse projeto, seja pela nossa cultura de não valorizar o que é feito aqui, pela falta de senso de análise e de interpretação da real intenção dos irmãos Fittipaldi ou por simples desconhecimento dos fatos, das estatísticas, que mostram que nosso carro, 100% brasileiro, não foi o fracasso que tanto pregaram.
Quem, como eu, teve o prazer de assistir esse carro correndo, disputando posições, curvas e freadas com Ferraris, Mclarens, Willians, Tyrrells, etc, por várias vezes chegando a frente destes e inclusive alcançando um honroso 2º lugar no GP Brasil de 78, e agora tem a grata satisfação de ve-lo ao vivo e a cores, exatamente do jeitinho que era, não tem como não se emocionar.




No perfil da GGOO no orkut, tem mais fotos dos detalhes do carro.
Recomendo muito que também visitem o site da Dana, lá tem todas as informações acerca do "Programa Dana cultural de recuperação dos ícones da mobilidade brasileiros", onde entre outros, tem tudo sobre a restauração do Fittipaldi F-1.
Não deixem de ver além das fotos, making of, apresentação, etc, principalmente os vídeos, com a apresentação do carro em Interlagos, reportagens e entrevistas.
Uma verdadeira viagem no tempo e um prato cheio para os saudosistas.
E pra quem é da região de Campinas, ou vai passar por aqui, o carro fica em exposição no Campinas Shopping até 17/08.

3 comentários:

Rodrigo Cabral disse...

Tô aqui imaginando...como que os caras cabiam ali dentro! tinha que ser quase que rakítico o piloto, sem exageros.

Contrastando, e muito bem, ficou a cor amarelinha da camisa do Presidente com o carro e o ambiente.

Já dá pra imaginar a nova camisa chegando......um bom texto Presidente!

Igor * @fizomeu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor * @fizomeu disse...

nossa... li, reli e não tinha comentado tão brilhante texto... "rapidinhas de campinas", o presidente não nega ter o DNA da cinthia!!!