sexta-feira, 6 de junho de 2008

COLUNA DO ROQUE: ATÉ QUANDO?

Mais uma vez assistimos a momentos dramáticos na TV. Durante a corrida de Fortaleza da Formula Truck, um pneu saiu de um dos caminhões por conta de uma quebra de cubo de roda e simplesmente atravessou um muro.

Além de uma cena chocante, fiquei com a sensação de que algo de pior poderia ter acontecido. E se fosse um caminhão inteiro? e se tivesse uma arquibancada ali? e se pessoas estivessem passando naquela hora?

Se não formos muito distantes, ano passado um caminhão teve sua visão tapada por placas de publicidade que ficavam expostas em locais indevidos gerando um acidente que poderia ser evitado. Anos antes, em Interlagos um caminhão simplesmente pegou fogo durante a corrida e seguiu em chamas em direção as curvas um e dois, sorte que em termos de segurança Interlagos é adequada, mas e nos outros autódromos?

Em uma das corridas deste ano, 10 pilotos bateram na mesma curva e nem bandeira de óleo deram, mais pre frente um caminhão rodou e ficou parado no meio da pista e nem bandeira amarela no local tinha! Um verdadeiro absurdo.

Para acontecer qualquer tragédia, falta pouco. E de tragédia já bastam os assassinatos e mas verdadeiras manchetes de sangue que lemos e ouvimos todos os dias. Automobilismo além de uma coisa séria é diversão.

Até quando correremos estes riscos? Muito mais do que lotar autodrómos, dar shows, e seguir o legado do Aurélio Félix Batista, a Truck precisa rever seus conceitos de segurança.

2 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

E aí fica a pergunta: até quando???

Igor * @fizomeu disse...

já comentei isso com o pessoal no msn... o circuitos brasileiros não tem estrutura e segurança para essas corridas da truck, essa brincadeira ainda vai acabar em tragédia!!!