quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Iceman "Nunca Julgue o Saco Pelas Frutas Podres"

GP Espanha 2006 - Vitória de Fernando Alonso (Renault)


Amigos leitores, tivemos nesta semana um caso extremamente chato e, infelizmente, altamente previsível de algo que aconteceria, mais cedo ou mais tarde, e acaba manchando a imagem de qualquer país. Alguns torcedores fanáticos pintaram seus rostos de preto e vestiram camisetas com os dizeres “Hamilton´s Familly”. Sim, uma afronta há algo que é combatido desde os tempos da escravidão. E ele seria criticado, é fato. Não estou, em hipótese alguma, culpando o próprio Hamilton, mas por ele foram levantadas algumas bandeiras, instigados por locutores fervorosos, como nosso próprio Galvão Bueno. Quantas vezes, nas transmissões da Rede Globo, você ouviu que “Hamilton é o primeiro negro na Formula 1”? Essa pequena frase não caracteriza racismo? Ser negro não seria apenas um detalhe? Não teria de ser tratado como um detalhe? Acho que temos que olhar todos os pontos de vista. Ser negro não muda o talento, a pilotagem, a trajetória. Sem menosprezar, mas Felipe Massa não dormiu em Motorhomes no começo da carreira? E o fato de ser branco, facilitou sua vida? Não teria de ser supervalorizado? Afinal, Hamilton é inglês, Massa é de um país subdesenvolvido, um latino. Vejam bem, escrevo com cautela porque não quero fazer nenhuma alusão nazista e/ou racista, e nem tirar a responsabilidade dos atos criminosos contra esse garoto. Mas o fato é que Hamilton foi supervalorizado por ser negro, e foi desvalorizado por alguns espanhóis. Não defendo a ação dos mesmos, acho doentia, digna de punição severa, afinal, é um garoto que lutou para chegar onde está, com aval de Ron Dennis ou sem aval de Ron Dennis, isto não desmerece em nada sua curta trajetória. Merece estar onde está. Tem talento de sobra, tem capacidade para se tornar um mito e como ele mesmo disse, já esperava por tais demonstrações de desafeto. É provado que essa é a pior demonstração para desmoralizar um adversário. Atos como os ocorridos na Espanha costumam fortalecer um esportista, tornando-o uma lenda, um mártir, como o próprio Tiger Woods. Basta a Hamilton levantar a bandeira contra o racismo, pois já ganhou a simpatia de muitos, mundo afora.
.
Outro fato que chama a atenção é sobre como um fato isolado pode trazer tantos problemas para a imagem de uma nação. Culpar a Espanha por causa de quatro componentes é algo detestável, seria como culpar a Inglaterra pelos Hooligans. De fato a administração do autódromo ter deixado que tal fato acontecesse é digno de uma punição gravíssima, mas o povo espanhol não tem culpa da imbecilidade de quatro infelizes. Quantos jogadores negros atuam nos clubes espanhóis? Ronaldinho Gaúcho é branco? Eto´o é branco? Seedorf? Enfim, uma infinidade deles, são ídolos nacionais, internacionais.
.
Culpar quatro espanhóis por racismo é muito correto, mas culpar a Espanha de ser racista, é um racismo maior.
.
Portanto, precisamos punir os verdadeiros culpados, mas nunca julgar o saco inteiro pelas frutas podres.



Iceman®Copyright.2008

Um comentário:

Marcos - Blog da GGOO disse...

Boa Ice, mais uma vez, muito boa!!

Não sou torcendor do Hamilton, nem por isso apóio tal atitude desprezível, mas gostaria muito, mas muito, q no GP da Espanha, o Hamilton fizesse "aquela" ultrapassagem sobre o Alonso, bem em frente aos torcedores que fizeram isso, e ainda desse uma volta sobre o espanhol, tb na frente deles!!!
seria muito bom, a melhor resposta!!